terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sonho


"Oh Feliz quem ainda em esperanças palplita,

Do mar de desengano almeja se salvar!
Aquilo que se ignora, é o que mais nos agita,
Aquilo que se sabe, nunca há de usar.
Fazei com que estas horas plenas de ventura
Em tristeza não mudem, de repente!
Olhai como o fulgor do sol já no poente
Doura a casa e o pomar, envoltos na verdura...
Morre, renasce o sol, nova aurora descerra
E além, onde ressurge, outra vida produz.
Oh, quisera ter asas, sobrevoar a terra,
Seguindo sempiterno a sua eterna luz!
Veria assim pererne o esplendor dos poentes,
A brilharem montanhas, campo sossegado,
Rios de prata a jorrar em douradas torrentes!
Nada perturbará esse vôo nas altuas,
Nem o monte selvagem, abismos e vertentes,
Abre-se enfim o mar com enseadas ardentes,
E Meus olhos humanos fartam deslumbrados.
Além mergulha o Deus que morre no horizonte,
Desperta em mim agora um ímpeto de açoite,
Apresso-me a sorver a refulgente luz,
Ante mim vejo o dia, atrás de mim a noite,
Sobre mim vejo o céu, embaixo o mar se acalma,
Um sonho que se deslbumbra, enquanto o sol se extingue.
Ah! Como é tão difícil às asas de nossa alma
Aliarem-se as asas da matéria!
Ao homem, por nascença, é dado, nesta vida,
Deixar que a alma ascenda ao páramo a sonhar,
Enquanto sobre nós, no espaço azul, perdida,
A cotovia libra com estrídulo cantar,
E em altos, rudes cimos, de pinhos cobertos
A águia abre as asas a voejar errante
E em planícies e mares condores libertos
No horizonte procuram a pátria distante."

( Extraído de "Fausto - Uma Tragédia" - Trata-se de uma tradução dessa obra de Goethe que foi oferecida como alternativa àquela feita por Antonio Feliciano de Castilho, conhecida por muitos.)

Olá a todos... Hoje escrevo em um horário diferente do que costumava escrever - e nesse momento, mais do que nunca, poderemos considerar essa reflexão como um devaneio.

Creio pensar da mesma forma que Fausto em relação ao que sentimos naquilo que ele e todos os outros preferem chamar de "sonhos" e eu prefiro chamar de "devaneios". É muito estranho continuar caminhando nessa vida e estar separado por uma parede de vidro inquebrável do caminho que não foi tomado. Sinto poder ver as consequências de uma escolha que não fiz, mas não posso desfrutar delas. Em meu caminho apenas vejo um longo caminho cercado pelos temores do homem: o desespero, a dor, a tristeza. Mas eu continuo andando porque sei que o caminho ao lado são apenas ilusões. E essas ilusões não se tornaram reais. Pelo menos por enquanto. Fico triste em pensar que sou capaz de planejar o resto da minha vida e que para alcançar aquilo que eu chamo de sonho e que para alcançá-lo tenho que contar com fatores que não dependem de mim.

E agora sim pretendo dar uma melhor definição sobre o sonho. É a materialização de um pensamento que alimenta a alma em desespero pelo seu principal alimento - a satisfação - e que traz um sentimento extremo de felicidade ao ser. Sonho é algo que faz muitos perderem suas vidas em uma luta que muitas vezes é traçada em vão por terem chegado ao fim sem mesmo chegar perto de concretizar aquele pensamento. Muitos podem dizer que é questionável o valor de se lutar por um sonho, visto que muitas vezes ele parece ser impossível, (e eu ressalto o uso do verbo parecer e da palavra talvez, deixando claro meu questionamento sobre isso, porque eu mesmo não sei ao certo se todos sonhos são possíveis ou impossíveis de se alcançar, penso muito sobre isso, infelizmente sem encontrar boas respostas) enquanto podemos optar por escolher viver de outra forma, diferente daquela vida de batalha pelo próprio sonho, apenas lidando com as coisas que aparecem em nossas vidas, sem pensar muito sobre o futuro. No entanto, acredito que esses dois caminhos tenham suas vantagens e desvantagens. Vale a pena comparar. Sendo assim, reparando as possibilidades de escolha e os resultados, temos: Primeiro - lutar pelo sonho, e alcançá-lo; Segundo - lutar por ele e não alcançá-lo, e finalmente, Terceiro - optar por não lutar por ele, e apenas seguir um caminho qualquer, entregando-se à sorte para alcançá-lo. Escolher em entrar nessa luta pelo sonho é algo que requer muita determinação. E a partir daí o sucesso nessa missão será determinado pela vontade em alcançar o sonho e pela habilidade de alguém em lidar com o inesperado. Mas isso não é tão simples como se parece quando falamos ou escrevemos. Relembrando a carta de aprendizado transcrita no primeiro devaneio - "Agir é fácil, difícil é pensar. Incômodo é agir de acordo com o pensamento." - e daqui partiremos para a outra opção: se entregar para a sorte. Fazer isso é optar apenas pelas ações e abdicar dos planejamentos para agir. Não é algo ruim, visto que você pode aproveitar mais cada momento, mas é muito incerto o alcance do sonho por esse caminho.

Acredito ter feito a minha escolha: lutar. Já disse inúmeras vezes, para diversas coisas que eu não gostaria de ter abandonado, as palavras ''eu sacrifico'', tudo para poder alcançar o sonho. Ele ainda está muito longe de se concretizar, mas acredito que alguns desses sacrifícios foram cruciais para que eu continue a caminhar na direção dele. Pelo menos por enquanto acredito que serei feliz no final de tudo, independente de ter alcançado o sonho ou não. Talvez no final toda a luta não tenha sido em vão, porque ao menos me foi dada a oportunidade de acreditar que eu posso lutar pelo meu sonho. Isso é uma dádiva que não foi dada para todos.

Agradeço mais uma vez pela atenção e principalmente pela paciência dos leitores e leitoras.

Até o próximo devaneio...

5 comentários:

Letícia disse...

Oh, Jé, vou ser sincera... eu não li tudo não, viu? hahahaha!!

Anônimo disse...

É verdade cara, nem pra todos é dada a chance de lutar por um sonho, nem que não o alcancemos, acho que devemos pelo menos lutar por ele.
Quem sabe o que pode acontecer no meio dessa luta?
Só o tempo dirá.

Hideki disse...

Eu tbm num li tudo não viu? HAHAHA
mas q o monotauro nunca desiste.... isso é certo!

Karina Ono disse...

Eu num li inteira a parte do Fausto,
mas a parte do Márcio eu li
aeuhuehuaehuaheuaheuaheuaheua

Poxa vida eu tava pensando nisso um dia desses, eu tenho vaaarios sonhos, tipo, escrever um livro, ter uma casa só pra mim, e mais um que como você disse, não depende de mim, eu gostaria de ter exatamente 3 filhos na ordem, menino, menina, menino, já sei até os nomes e personalidades deles,eh como se eu já os conhecessem, mas as vezes eu paro pra pensar, e se não for assim? e se eu não puder ter filhos ou coisa parecida? esse é um sonho que vai estar pendente pr muito tempo, não creio que por ele eu possa realmente lutar, pois se não for pra ser é melhor não insistir, mas pelos outros pode ter certeza que eu vou lutar e espero que consiga.
Tbm desejo que você realize todos seus sonhos Marcião
flws

Hideki disse...

Esperando aqui em SP meu OSX passar 27 gigas de arquivos pro meu netbook via bluetooth [zzZZZzzzz] eu tive tempo de SOOOOOBRA pra ler seus desvaneios.

Tbm pq são 5:15 da manhã e eu decidi num dormir e aproveitar minhas ultimas horas em SP... ou melhor, em casa.


Meu sonho é ser um gato.


SERIA UM SONHO IMPOSSÍVEL?
É lógico!


Comer deitar ao sol e dormir. Lamber meus pêlos como quem não quer nada... rolar na grama... ficar doidão com azeitonas... correr atrás das borboletas igual um doido..viver sem preocupações, sou um gato! não preciso pagar as contas! não preciso daquele carro novo! casa própia! emprego! não tenho ciúmes inveja não me apaixono... consumismo? q é isso brow?
eu seria um gato. apenas um gato.

Se bem que eu como.. me deito ao sol e durmo... num lambo meus pêlos... mas tbm num to nem aí pra carro pra emprego... sofrer faz parte da minha existência e eu adooooro sofrer hsshuash. se eu vou viver hoje ou amanhã não é uma preocupação que esteja na minha cabeça.


EU SOU UM GATO!


MIAAAUUU!!!