segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Esperança

Saudações para todos novamente...
Eu pretendia escrever sobre outras coisas, mas nos últimos dias minha mente foi inundada por ocorrências que voltaram completamente minha atenção para esse tema. O que é esperança? Dessa vez parte do devaneio se manifestou pelos signos, e é por isso que eu os escreverei aqui... não sei o que realmente isso tudo representa, mas se esses signos tanto me fazem refletir é porque merecem ser registrados...

Muitos me chamam de pessimista. Talvez eu seja um mesmo, mas eu não sei o que "ser pessimista" realmente quer dizer. Eu possuo sim uma ótica que difere do senso comum. Parece meio óbvio, mas sabemos que existem apenas duas opções para as coisas que planejamos: dar certo ou dar errado, sucesso ou fracasso, vitória ou derrota. A minha ótica consiste em não contar demais com que as coisas possam dar certo, mas saber o que fazer no caso delas darem errado, e para isso imaginar que elas deram errado. Porque ao planejarmos tudo, sempre imaginamos que vai dar certo. Então talvez não seja necessário se preparar para o sucesso, mas sim para a derrota inesperada por muitos. Isso pode evitar decepções maiores. Eu digo isso por experiência própria: construi um verdadeiro sonho [deixe-me brevemente definir que sonho seria um objetivo que poderia ser alcançado, futuramente escreverei sobre isso com mais profundidade] na base de ilusões. Estava tão cheio de esperanças de que ia dar certo que eu me esqueci completamente de que o tempo passou e as coisas já haviam dado errado. Quando me dei conta disso, o sofrimento foi forte e me perseguiu por muito tempo. Percorri caminhos obscuros achando que iria me livrar dessa angústia quando na verdade só arrumei outros sofrimentos iguais, senão piores. Não vale a pena me torturar detalhando-os, então basta dizer que eles existiram. Isso é a explicação para o meu ''pessimismo'', o qual prefiro chamar de planejamento do inesperado.

Agora sim falarei da esperança. Confesso que essa minha ótica ofuscou um pouco minha capacidade de acreditar que existe de fato a possibilidade de algo dar certo. Essa crença apareceu para mim não faz muito tempo, ela surgiu justamente quando eu já estava pronto para aceitar uma derrota de uma batalha que ainda não havia sido travada. E por causa dela eu continuei a lutar. Ainda não sei se venci, isso só será revelado em breve, mas acredito que mais importante que o desfecho, seja ele qual for, é saber que precisamos nos levantar depois da queda. Isso é ter esperança. Acreditar que você pode tentar fazer tudo de novo e que dessa vez tudo dê certo, ao contrário do conceito que muitos com excesso de confiança tomam para esconder o medo da derrota. Ter esperança é muito mais do que acreditar que você venceu a luta: é saber que não é uma única luta que te faz vencer uma guerra. Não é um único momento que decide a sua vida inteira. Pode interferir por um grande periodo de tempo, mas existem outros momentos que irão surgir e ofereceram novas lutas. Em algumas, nos aguardam outras derrotas. E em outras, o sucesso.

Recentemente cheguei a desacreditar de tudo isso quando tentaram colocar em prova minha capacidade de planejar meus caminhos. Eu me sentia a caminho de alcançar o paraíso dado pelo sucesso atingido ao planejar tudo e de repente olhei para baixo, e então percebi que estava caindo ao invés de me aproximar do que eu havia planejado. Foi então que fui salvo por algo que não pude descrever na hora e ainda não sou capaz de fazê-lo. Acredito que um anjo tenha me estendido a mão. Em um gesto gracioso ele apenas me mostrou que eu não devo olhar para baixo, porque para continuar subindo eu preciso de esperança, e ela não é encontrada quando olhamos para o chão. A lição que minha mente aprendeu nesse devaneio foi uma que mais tarde eu encontrei em palavras em um lugar que não tem grande importância de ser conhecido. Encerro aqui mais esta reflexão, agradecendo a todos que gastam seu precioso tempo tentando entender tudo isso, e que refletem sobre o que escrevo aqui, trazendo mais uma pergunta: Como você usa a esperança a seu favor?, e transcrevendo o que eu aprendi sobre a esperança, com as mesmas palavras que encontrei:

"When things are looking down, you've got to look up. You ain't gonna find any hope rolling around there in the ground..."


7 comentários:

Letícia disse...

Por isso eu falo... sai dessa vida!!!!! Hehe!



Boa, Jé!!!

Karina Ono disse...

Marcio nunca se esqueça

We Can ('t)
aehuaheuaheuhaeuhaeuhaeuha

Nossa esperança é o Obama!!!

Hideki disse...

Enfim... vc tah falando de mulher....

Hideki disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hideki disse...

Mantendo a tradição de postar um comentário descontraído e outro mais adequado temos:

Pela época, é de se imaginar de onde esses pensamentos vieram. Mas isso não importa.

"Talvez seja a estrada certa, talvez não. Enquanto o tesouro possuir sentido, procure. Estarei aqui. Contemplando a vida."

Aquele personagem com quem você "brisava" assim como o próprio Minotauro diz, há muito se foi.
Isso você claramente percebeu.

Ele está em profundo sono. Mas em um dia propício, despertará.

Anônimo disse...

É real, Márcio...
Mas, como você mesmo disse, são de muitas batalhas que se vence uma guerra.
O jeito é levantar a cabeça e seguir em frente!

Anônimo disse...

I came down
but my head went up...


Muito boa reflexão! Gostei da definição de Eperança. Tenho sido surpreendido a cada post, e em cada post me surpreendo conforme chego mais perto do final dele...


Esperança, Fé e Amor. Os três que permanecem! ^^